terça-feira, 31 de março de 2009

Princípios Éticos

Como podemos ponderar o que é Ético e que não é? Podemos definir por uma visão individualista ou coletiva? Proporcional ao bem estar de um só ou de todos?
Essas foram algumas das questões que ficaram sem respostas na aula de hoje. Mas isso é bom, pois conseguimos entender que há muitos caminhos para se chegar a uma definição do que é ético.

Temos a Teoria Ética de Max Weber que define em duas vertentes a forma de se ver a ética.

A primeira é a da Convicção onde é baseado no dever, na conformidade e nas virtudes. Podemos dividir a Teoria da Ética por Convicção em:
- Convicção por princípios: Agir respeitando normas pré-estabelecidas como verdades.
- Convicção por esperança: Acreditando em ideais que levarão a um bem comum.

A segunda é a da Responsabilidade que é em função da Responsabilidade e dividido em:
- Responsabilidade por Finalidade: Fazer algo visando o que é melhor, independente do que seja. “Os fins justificam os meios”
- Responsabilidade Utilitarista: Buscar agir para que haja o máximo bem estar para todos.

Nem sempre é fácil escolher em qual dessas vamos nos basear para tomar nossas decisões ou fazermos alguma coisa. Porém podemos sempre ponderar para evitar que façamos algo de ruim para com o próximo.

Opinião pessoal:
Como diz o ditado, “Não faça com outro o que não quer que façam com você”.

5 comentários:

  1. Em termos absolutos, a ética é sempre relativa, hehe. Trocadilhos à parte, a aula de hoje foi produtiva, nos fez pensar em que nos pautamos para tomar decisões. Até que ponto a forma como decidimos os caminhos que escolhemos é uma questão individual e onde começam os valores compartilhados da sociedade? Difícil saber... mas o que importa é refletir sobre como nossas ações refletirão naqueles que nos cercam, antes de tomar qualquer atitude.

    ResponderExcluir
  2. Embora a sociedade ainda insista em levar adiante os grandes pensadores e suas definições de ética, é fato e visível que caminhamos em uma direção totalmente contrária às que são pregadas em salas de aulas.

    O que importa realmente são os meus objetivos e o meu bem estar!

    ResponderExcluir
  3. Admirável broder loko, dando seus primeiros vôos razantes em publico ! Valew pelo convite, si fudeu por que vou comentar direto nessa birósca aqui hehe
    Cara, ética profissional num é muito a minha praia tah ligado hehe, Mas concordo com Guigo ... e acrescento que se a ética ainda exite e é seguida a fio por alguns, é muito mais por um impulso egocentrista de aprovação social do que realmente desejo de satisfazer ou não incomodar os demais da sociedade.
    Alan floripa saka eu neh .. hehe

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Quem sobre a aprovação social, hoje as pessoas agem, trabalham, tomam decisões baseadas em seu futuro "estável". Se procura uma aprovação, ele o busca não pelos seus ideais, mas pelo seu "status de poder".
    Escolhi um caminho contrário, seguindo realmente os verdadeiros pensadores, do que utilizando as suas idéias para justificar meus atos. Já foi o tempo que as pessoas realmente buscavam acumular sabedoria, vale mais a pena e é mais rentável acumlar conhecimentos.
    E para este último caso, eticamente falando, a sociedade já perdeu a sua identidade faz muito tempo! Aliás, o que é ética mesmo?!?!
    E tenho dito...

    ResponderExcluir