terça-feira, 12 de maio de 2009

Vontades, vontades e vontades...

Este texto é baseado no artigo “Previsivelmente Irracional” de Economia para Executivos. 

Pois bem, temos muitas vontades que nos fazem esquecer a razão e que nos influenciam para tomarmos decisões. Como poupar dinheiro, começar a malhar, estudar são coisas que dependem de um esforço pessoal. Nem sempre conseguimos seguir a risca o que precisamos fazer, e acabamos deixando de lado e agindo com emoção, quando compramos um acessório para o carro, ficamos em casa vendo TV ou no orkut horas e horas.

Temos que aprender a controlar essas vontades repentinas e pensar em como fazer para não guiarmos nossas vidas por impulsos. Para isso o autor apresenta algumas sugestões que podem ajudar nessa difícil missão. Um exemplo dado é que, quando temos prazos estipulados e definidos por terceiros, acabamos nos obrigando a fazer. Portando é interessante que tenhamos objetivos e que estes sejam traçados e realizados.

No foco da economia, essa forma de agirmos também é impulsionada pela relatividade do que condiz ou não o determinado valor de alguma coisa. Podemos atribuir que uma viagem para Nova York é caro em relação a uma para Matinhos.

Mas seguindo esse raciocínio podemos pagar um valor que nem sempre é o que realmente vale. Nessa situação posso usar como exemplo comer um x-salada na esquina e um McDonald’s. O custo para fazer um sanduíche é praticamente o mesmo, nele vai pão, hambúrguer, salada, etc. Porém o valor agregado no McDonald’s faz com que o consumidor, motivado pelo desejo de comer aquele sanduíche que apareceu inúmeras vezes na televisão e outras formas de publicidade, pague o valor que é cobrado por ele sem questionamentos.

Somos reféns das nossas vontades e precisamos trabalhar nossos pensamentos para que assim possamos chegar próximos ao ideal de controle. Quando pensamos que algo será bom, realmente isso se torna bom. Então vamos elevar nossos pensamentos para esse caminho, de que fazer economias, realizar o que precisamos não seja um martírio, mas uma maneira de termos uma qualidade de vida cada vez melhor.

 

Comentem : )

3 comentários:

  1. Caro Michael, parabéns pela sua grande iniciativa. Expor suas idéias e conhecimentos aprendidos no seu curso de Pós é um fato louvável. Compartilhar esse conhecimento, mais ainda. Estou com saudades de vcs.

    ResponderExcluir
  2. "O grande segredo na vida é que não há grande segredo. Qualquer que seja sua meta, você pode chegar lá, se estiver disposto a trabalhar!" - Oprah Winfrey

    ResponderExcluir
  3. ..., começar a malhar, estudar são coisas que dependem de um esforço pessoal. Nem sempre conseguimos seguir a risca o que precisamos fazer, e acabamos deixando de lado e agindo com emoção, quando compramos um acessório para o carro, ficamos em casa vendo TV ou no orkut horas e horas...

    Depois dessa to indo estudar... e é verdade hahahahah

    ResponderExcluir